Buyer Persona em marketing, é um perfil hipotético que representa o cliente ideal de uma empresa, criados com o objetivo de compreender melhor seu cliente e suas necessidades. As personas permitem estratégias de Marketing Digital mais apuradas.
Uma boa estratégia de marketing digital deve possuir o propósito de atingir o público que realmente irão consumir seus produtos. Afinal, a segmentação de público é uma das principais vantagens deste.
Qualquer estratégia e conteúdo gerado, deve ser apresentado e principalmente, deve despertar o interesse do comprador ideal. Porém, basear-se em um público-alvo amplo, utilizando-se somente de dados demográficos e faixa etária, poderá se tornar o ponto de partida para o fracasso da sua estratégia de marketing digital.
Pensando nisso, Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar a segmentação e definir quem é esse público, seus comportamentos e necessidades.
Assim nasceu a buyer persona, ferramenta e elemento fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. Sem uma persona, não existe sucesso em suas ações de marketing.
E como definimos o conceito de Buyer Persona?
Buyer Persona em marketing, é um perfil hipotético que representa o cliente ideal de uma empresa, criados com o objetivo de compreender melhor seu cliente e suas necessidades. As personas permitem estratégias de Marketing mais apuradas.
Como visto, uma persona nada mais é que a descrição detalhada de uma personagem.
Agora você deve estar se perguntando: como nos filmes e novelas?
Exatamente! Porém aqui, esta personagem vai representar o perfil do comprador ideal da empresa. Aquele comprador que será impactado pelo seu produto e sem rodeios irá adquiri-lo a qualquer preço.
Uma boa persona é constituída de um nome, sexo, idade, costumes, afinidades e interesses, e o principal: “necessidades”. E é através destas necessidades que será criado os conteúdos para atingir o comprador ideal.
E onde aplicamos as Buyers Personas no Marketing Digital
Apesar de já ter apresentado no tópico anterior, as buyer personas servirão de norte para toda e qualquer ação criada dentro da sua estratégia de marketing digital. Resumindo: A sua buyer persona sempre será o fim, o objetivo a ser alcançado. É a sua buyer persona quem irá interagir com os criativos e conteúdos gerados da sua estratégia.
De forma prática, vamos conhecer alguns pontos onde a presença da buyer persona é fundamental:
- Linguagem de comunicação da empresa (sites, perfis de e-mail, canais de atendimento, etc);
- Linguagem dos blog posts e redes sociais;
- As principais redes sociais para o seu negócio;
- Conteúdos que devem ser produzidos;
- Extensão e formato desse conteúdo;
- Palavras-chave escolhidas;
- Estilo e periodicidade do e-mail marketing;
- Links patrocinados;
- Facebook Ads.
Buyer Persona x Público-alvo

Como podemos ver na imagem acima, o Público-alvo limita-se a informações genéricas, amplas, que infelizmente não permitem segmentar sua campanha com precisão e, no fim, acaba gerando um alto custo por aquisição (CPA), e em muitos casos, inviabilizando sua estratégia de marketing Digital.
Já uma buyer persona é mais profunda, possui características muito mais conclusivas e ricas, o que facilita a criação de uma estratégia de marketing, afinal você sabe exatamente com quem está falando.
É muito mais fácil (e barato) atingir os Diegos Mesquita da vida e ter bons resultados do que tentar impactar os inúmeros gerentes de marketing com idade entre 30 e 45 anos, que trabalham em grandes empresas.
Resumindo:
Público-alvo:
- Definição ampla
- Não fala sobre hábitos
- Não se refere a alguém específico
- Pessoas que podem querer o seu produto
Buyer Persona:
- Definição específica
- Detalhes sobre hábitos e trabalho
- Personagem específico
- Consumidor ideal
Finalizando este artigo, não é possível ter uma estratégia de marketing digital eficiente sem a utilização das buyer personas. Inclusive todas as estratégias de Marketing Digital elaboradas pela BOOWEB tem em sua base a utilização de buyer personas.
E como está a sua estratégia digital hoje? Foi utilizado buyer personas para elaboração das ações? Entre em contato com nossos consultores e veja como é possível obter excelentes resultados através de uma estratégia de marketing digital com base em buyer personas.
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