O que é Buyer Persona? Qual a função dela em uma estratégia de Marketing Digital?

Buyer Persona em marketing, é um perfil hipotético que representa o cliente ideal de uma empresa, criados com o objetivo de compreender melhor seu cliente e suas necessidades. As personas permitem estratégias de Marketing Digital mais apuradas.

Uma boa estratégia de marketing digital deve possuir o propósito de atingir o público que realmente irão consumir seus produtos. Afinal, a segmentação de público é uma das principais vantagens deste.

Qualquer estratégia e conteúdo gerado, deve ser apresentado e principalmente, deve despertar o interesse do comprador ideal. Porém, basear-se em um público-alvo amplo, utilizando-se somente de dados demográficos e faixa etária, poderá se tornar o ponto de partida para o fracasso da sua estratégia de marketing digital.

Pensando nisso, Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar a segmentação e definir quem é esse público, seus comportamentos e necessidades.

Assim nasceu a buyer persona, ferramenta e elemento fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. Sem uma persona, não existe sucesso em suas ações de marketing.

E como definimos o conceito de Buyer Persona?

Buyer Persona em marketing, é um perfil hipotético que representa o cliente ideal de uma empresa, criados com o objetivo de compreender melhor seu cliente e suas necessidades. As personas permitem estratégias de Marketing mais apuradas.

Como visto, uma persona nada mais é que a descrição detalhada de uma personagem.

Agora você deve estar se perguntando: como nos filmes e novelas?

Exatamente! Porém aqui, esta personagem vai representar o perfil do comprador ideal da empresa. Aquele comprador que será impactado pelo seu produto e sem rodeios irá adquiri-lo a qualquer preço.

Uma boa persona é constituída de um nome, sexo, idade, costumes, afinidades e interesses, e o principal: “necessidades”. E é através destas necessidades que será criado os conteúdos para atingir o comprador ideal.

E onde aplicamos as Buyers Personas no Marketing Digital

Apesar de já ter apresentado no tópico anterior, as buyer personas servirão de norte para toda e qualquer ação criada dentro da sua estratégia de marketing digital. Resumindo: A sua buyer persona sempre será o fim, o objetivo a ser alcançado. É a sua buyer persona quem irá interagir com os criativos e conteúdos gerados da sua estratégia.

De forma prática, vamos conhecer alguns pontos onde a presença da buyer persona é fundamental:

  • Linguagem de comunicação da empresa (sites, perfis de e-mail, canais de atendimento, etc);
  • Linguagem dos blog posts e redes sociais;
  • As principais redes sociais para o seu negócio;
  • Conteúdos que devem ser produzidos;
  • Extensão e formato desse conteúdo;
  • Palavras-chave escolhidas;
  • Estilo e periodicidade do e-mail marketing;
  • Links patrocinados;
  • Facebook Ads.

Buyer Persona x Público-alvo

Definição de persona e público alvo
Fonte: Marketing de Conteúdo

Como podemos ver na imagem acima, o Público-alvo limita-se a informações genéricas, amplas, que infelizmente não permitem segmentar sua campanha com precisão e, no fim, acaba gerando um alto custo por aquisição (CPA), e em muitos casos, inviabilizando sua estratégia de marketing Digital.

Já uma buyer persona é mais profunda, possui características muito mais conclusivas e ricas, o que facilita a criação de uma estratégia de marketing, afinal você sabe exatamente com quem está falando.

É muito mais fácil (e barato) atingir os Diegos Mesquita da vida e ter bons resultados do que tentar impactar os inúmeros gerentes de marketing com idade entre 30 e 45 anos, que trabalham em grandes empresas.

Resumindo:

Público-alvo:

  • Definição ampla
  • Não fala sobre hábitos
  • Não se refere a alguém específico
  • Pessoas que podem querer o seu produto

Buyer Persona:

  • Definição específica
  • Detalhes sobre hábitos e trabalho
  • Personagem específico
  • Consumidor ideal

Finalizando este artigo, não é possível ter uma estratégia de marketing digital eficiente sem a utilização das buyer personas. Inclusive todas as estratégias de Marketing Digital elaboradas pela BOOWEB tem em sua base a utilização de buyer personas.

E como está a sua estratégia digital hoje? Foi utilizado buyer personas para elaboração das ações? Entre em contato com nossos consultores e veja como é possível obter excelentes resultados através de uma estratégia de marketing digital com base em buyer personas.

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Sócio Diretor da BOOWEB. Responsável pelas campanhas de Marketing em Redes sociais e Links Patrocinados da Agência.

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