Hosting: qual a importância de uma hospedagem de qualidade?
Atualmente, é muito comum sermos bombardeados de promoções de hospedagens de sites pela internet. Porém, é preciso tomar cuidado para não cair em uma fria. Antes de contratar um servidor web, é importante analisar o que é necessário para rodar o seu site e, principalmente, seus e-mails, tanto em tráfego quando em espaço.

A hospedagem engloba vários serviços relacionados. Como por exemplo, o próprio site, e-mails e até mesmo o banco de dados, além de outros serviços.

Sendo assim, é possível encontrar hospedagens que são mais em conta e outras com preços mais elevados, mas o que diferencia umas das outras?

Alguns fatores podem influenciar nesse momento, como:

  • Local físico, isso é, onde se encontra o servidor (Nacional e Internacional). Em função do seu tempo de resposta (Jitter / Latência);
  • Espaço em disco para armazenagem de dados.
  • Suporte do datacenter.
  • Uptime, isso é, o tempo que o serviço fica funcionando sem interrupções.

O datacenter que fornece a infraestrutura para os servidores deve conter vários planos de contingência. Esses que envolvem servidores de backup, geradores, grandes quantidades de links com operadoras diferentes. Dessa forma é possível fornecer um serviço de qualidade, com uptime próximo a 100%. Este também tem a responsabilidade de informar ao cliente quando ocorre eventuais manutenções ou problemas de instabilidade.

Sabendo que, os servidores nacionais apresentam o melhor tempo de resposta (baixíssima latência) em função do seu posicionamento físico com relação aos nossos provedores de internet. Atualmente eles são os mais indicados. Além de que o suporte é feito através de pessoas e não de bots com respostas prontas. Além disso, existe o fato do idioma, tendo em vista que muitas vezes os servidores internacionais não se comunicam em português.

Dessa forma, antes de contratar um serviço de hospedagem, é importante levar em conta a consulta com pessoas da área. Dessa forma, é possível lhe apresentar uma real solução para seu problema. Com isso, não existe a possibilidade de ilusão do serviço contratado. Tendo em vista que, por muitas vezes lhe é vendido algo que pode acabar não sendo útil e, consequentemente, gerando despesas.

Hoje no Brasil, existem vários datacenters de nomes fortes que apresentam grandes infraestruturas. Mas antes de sair contratando um servidor, é importante procurar uma empresa que possa lhe assessorar neste processo. Para que assim, não ocorram custos desnecessários por parte da sua empresa.

A Booweb oferece serviços de hospedagem no Brasil, que apresentam qualidade e suporte técnico, podendo assim, solucionar seus problemas, além de lhe oferecer conforto e tranquilidade.

Gostou do artigo? Conheça outros artigos em nosso Blog e acompanhe as novidades do mundo do marketing digital através dos nossos canais do Facebook e Instagram.

Author:
Diretor de desenvolvimento na empresa Booweb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *