Facebook: Posts com links de sites lentos serão menos exibidos

O algoritmo do Facebook calculará quanto tempo leva o carregamento de uma página acessada a partir do aplicativo, utilizando a informação para ranqueá-la no feed de notícias

Buscando melhorar a experiência dos seus usuários, o Facebook anunciou em agosto uma nova atualização que irá priorizar as publicações com links de sites que possuam rápido carregamento no feed de notícias.

De acordo com o comunicado do Facebook, a melhoria foi implementada após várias reclamações de usuários (principalmente de mobile) sobre a frustração de clicar em um link de página lenta. Assim, nos próximos meses será visto cada vez mais publicações com links de rápido carregamento em dispositivos móveis, para que estes, “possam passar mais tempo lendo as histórias que acharem relevantes”.

Descobrimos que, quando as pessoas têm que esperar um site carregar por muito tempo, elas abandonam o link — Jiayi Wen e Shengbo Guo – Facebook.

De acordo com estes engenheiros do Facebook, 40% dos visitantes abandonam um site se eles demoram mais que 3 segundos para abrir.

Daqui pra frente, quando alguém clicar em um post no Facebook, este estará atento com tempo que o site leva para abrir.

Fatores como a conexão do usuário e a velocidade da página correspondente serão considerados. Se os sinais indicarem que a página carregará rápido, o link aparecerá mais próximo do topo no feed de notícias.

E o que esta alteração afeta em minha página?

A novidade será implementada aos poucos nos próximos meses, mas o Facebook antecipou que a maioria das páginas verá pouca diferença na distribuição dos seus posts no feed de notícias. Sites muito lentos, por outro lado, podem ter queda considerável em seu alcance no Facebook.

O tempo de carregamento de um site é muito importante para sua estratégia de Marketing Digital, pois, além de ser um dos fatores importantes da Otimização de Busca (SEO), afeta também a experiência dos usuários. Sendo assim, é importante analisar e fazer as otimizações necessárias para tornar seu site mais rápido.

BOOWEB oferece aos seus clientes serviço de diagnóstico dos canais atuais da sua empresa, análise e planejamento de ações de marketing digital. Entre em contato com nossos consultores e veja como é possível obter excelentes resultados através das mídias digitais.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook Instagram e fique atento a dicas e assuntos de seu interesse sobre marketing digital.

Sócio Diretor da BOOWEB. Responsável pelas campanhas de Marketing em Redes sociais e Links Patrocinados da Agência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *