Celular é o principal meio de acesso à internet

O celular é o principal meio para acessar a internet pelos brasileiros. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada nesta terça-feira, 24, metade da população com acesso à internet, utilizam exclusivamente o celular. Isso é, 58,7 milhões de pessoas.

Fato inédito, uma vez que em 2014 essa proporção era de apenas 4%. Já os dados dos brasileiros que combinam celular com computador atualmente é de 47%.

Os perfis de usuários que tem acesso exclusivo ao celular são, em sua maioria, de classe D e E e residentes de áreas rurais, somando 80% e 72% respectivamente. Isso deve-se a realidade dos cidadãos de baixa renda, que não possuem múltiplos dispositivos com acesso à internet. Já para os perfis de usuários que utilizam simultaneamente celular e computador, são 88% de classe A.

Isso também reflete que ainda existe desigualdade ao acesso à internet no Brasil. Já que 99% das casas de classe A estão conectados, enquanto classes D e E somente 30%. Porém podemos ver um avanço comparado ao ano passado, onde somente 23% das residências eram conectadas.

No Brasil, como um todo, em 2016 54% das residências estavam conectadas à internet, hoje esse número já atinge 61%, sendo que somente 19% dos domicílios conectados possuem computador.

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *