_Porque o Instagram Stories é essencial para a sua empresa

06/04/2021 por Alisson Marques

Desde o seu lançamento, o Instagram Stories se tornou um grande aliado para a estratégia de marketing digital de empresas. O motivo disso foi a possibilidade de criar uma relação mais próxima com os clientes e por ser uma plataforma que oferece formas criativas de contar histórias e compartilhar momentos do dia a dia.

Dessa forma, este formato oferece para as empresas a possibilidade de fortalecer relacionamentos e divulgar assuntos de interesse do consumidor, como entender como é feito seu produto favorito, por exemplo.

Nas próximas linhas vamos explicar porque é tão interessante que a sua marca esteja presente no Instagram utilizando esse recurso.

Você já deve saber que estar presente nas redes sociais mais famosas como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram é muito importante para a visibilidade e divulgação da sua empresa. Porém, você está utilizando todos os recursos que elas oferecem de forma correta?  

Neste artigo vamos focar em uma das utilidades do Instagram. Dentro dele existem muitas funções que as marcas devem aproveitar para estar mais próximos dos clientes e, consequentemente, vender mais. Um desses recursos é o “Stories”, que em português significa “Histórias”, onde é possível compartilhar vídeos, fotos e textos em forma de álbum aos quais ficam disponíveis por 24 horas (ou mais, se transformá-los em destaque em seu perfil). 

Porque o Stories é um recurso interessante? 

Você cria uma sensação de proximidade com os seguidores;

É possível postar uma quantidade maior de conteúdo, sem muita edição e produção;

Você consegue calcular melhor o seu alcance, já que é possível ver quantas e quais pessoas acessaram o seu conteúdo;

É um recurso que prende atenção do usuário, pois diferente de um feed de notícia, ele não tem outros conteúdos para distrair o foco de visão.

Dicas de ações para você realizar no Instagram da sua empresa:

Bastidores

Os stories é um espaço onde você pode humanizar a sua marca, mostrando coisas de forma mais simples, sem grandes edições. Apresentar os bastidores de uma determinada ação, dia a dia da empresa e eventos importantes se torna interessante e desperta curiosidade de quem segue você. 

Perguntas e enquetes 

Os stories também é um espaço onde você pode conversar com seus clientes e criar vínculos. Portanto, ao fazer perguntas e enquetes é possível ouvir a opinião dos seus seguidores e elaborar conteúdos conforme seus anseios e dúvidas. 

CTA 

CTA, que significa Call-To-Action, são links que levam os seus seguidores a fazerem ações, como seguir a página, enviar uma DM (mensagem), curtir e comentar seus posts. No stories também é possível adicionar CTA e direcionar melhor o seu cliente para realizar a ação que você deseja. 

Anúncios

Assim como é possível patrocinar os posts da sua empresa, o stories também pode ser impulsionado. Dessa forma, seu conteúdo aparece para aquelas pessoas que não o seguem, mas poderiam estar interessadas no seu serviço/produto. Não esqueça de fazer uma campanha bem planejada e direcionada para que ela tenha sucesso. 

Como as marcas têm se destacado no Stories

Para entender mais sobre o stories, o Facebook IQ encomendou uma pesquisa para Ipsos em 12 mercados diferentes, o que resultou em 18 entrevistas com pessoas de 13 a 54 anos que usam stories na família de aplicativos do Facebook. Com este estudo em mãos, é possível ter mais insights sobre o comportamento das pessoas no stories. O intuito da pesquisa foi direcionar melhor as campanhas de marcas. seja para reconhecimento de marca ou aumento de vendas.

Confira o que as pessoas demonstraram o que consideram relevantes nos conteúdos de marcas no stories: 

51% saber mais sobre promoções; 

51% facilidade e agilidade para compreender o conteúdo; 

45% obter dicas e conselhos; 

44% mostrar novidades de produtos e serviços;

43% ter autenticidade nos Stories.

Além dos destaques acima, no Brasil, na Alemanha e na Indonésia, inspiração e motivação entraram na lista do que as pessoas preferem ver no Stories. Já na Austrália e no México, ficar por dentro dos eventos que acontecem ao seu redor. 

Mais um ponto para ser levado em conta é que, atualmente, 40% dos Stories visualizados têm o som desativado e, por isso, é importante ter em mente o uso de legendas e sobreposições na hora de criar campanhas para este formato. No entanto, não resta dúvida de que o principal ingrediente para criar stories de marca eficazes é a criatividade. 

Vamos crescer juntos? 

Concluindo, todas essas funcionalidades podem e devem ser utilizadas, mas com sabedoria. É fundamental que, antes de sair fazendo Stories com todas elas, você entenda a fundo sua persona e tenha um bom planejamento estratégico. A partir disso, você conseguirá identificar quais ações podem ser trabalhadas de forma a trazer gradativamente bons resultados ao seu negócio. 

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